terça-feira, 27 de maio de 2008

Acampamento - 2º Dia

Começámos as actividades do segundo dia com um percurso pedestre de alguns quilómetros, com paragem em pontos de interesse histórico, como as Antas do Cão do Ribeiro e do Vale do Alvito. A seguir a esta caminhada, visitámos o Centro de Ciência Viva da Floresta.

Almoçámos em Proença-a-Nova, na Escola Pedro da Fonseca, e depois visitámos o Parque Eólico do Vergão, onde nos explicaram as vantagens da energia produzida pelo vento.

Quando chegámos ao acampamento, preparámos uma festa surpresa ao Miguel Barneto do 7ºC, que fazia 12 anos nesse dia. Muitos pais visitaram-nos, neste dia, para matar saudades, e até jantaram connosco.

Embora a chuva não nos tivesse impedido de realizar as actividades previstas para o dia, molhou algumas das nossas tendas e, por isso, passámos a noite acantonados: os rapazes, no restaurante, e as raparigas, na sala de convívio. Foi uma experiência divertida!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Acampamento - 1º Dia

E como sem tendas não há acampamento, as actividades começaram com a montagem das ditas. Reparem bem na perícia dos campistas.
Depois do almoço, fizemos o reconhecimento do espaço, através de dois jogos de orientação por equipas. O primeiro consistia em procurar "ovos" escondidos por cada uma das equipas e, o segundo, em encontrar "balizas" escondidas pelos professores. Em ambos os casos, os objectos escondidos estavam assinalados num mapa.

Depois de reconhecido o espaço, seguiram-se as actividades desportivas: jogos de perícia e jogos tradicionais.

O trabalho em equipa continuou à noite: pôr a mesa, servir o jantar, lavar e limpar a louça... Mas se estes trabalhos foram sacrifício para alguns, para outros foram um verdadeiro prazer. Reparem bem no profissionalismo dos futuros hoteleiros da turma.

Depois do jantar, mostrámos os nossos dotes musicais, em sessões de karaoke, supervisionadas pelo técnico informático João Roque.

Finalmente chegou a hora de deitar, mas depois de tanta emoção, quem é que disse que nós dormíamos?

terça-feira, 20 de maio de 2008

Notícias do acampamento

Sei que estão todos ansiosos por saberem como correu o nosso acampamento. Neste momento estamos ainda a organizar as fotos, mas prometemos, muito em breve, apresentar aqui o relatório completo da actividade. Aguardem...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Formação Cívica fora de quatro paredes

Mais uma aula de Formação Cívica ao ar livre. A equipa do Gabinete de Apoio ao Aluno organizou-nos um jogo de futebol para continuarmos a "treinar" o trabalho em equipa.
No final, as professoras ficaram admiradas por termos conseguido jogar com tanto "fair play", mesmo sem árbitro. Agora aqui só para nós que ninguém nos ouve: elas não sabiam, mas nós estamos habituados a jogar à bola todos os intervalos e já há muito tempo que não tivemos outro remédio senão aprender sozinhos a respeitar as regras do jogo ;-)
.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

6ª Actividade - Jogo do silêncio

O último jogo consistiu em permanecer em silêncio durante um minuto. Para quem não nos conhece, talvez pareça fácil, mas quem já nos conhece muito bem percebe que é um grande desafio. Bem, o certo é que conseguimos superá-lo.
.

5ª Actividade - Jogo do lenço

Depois jogámos ao "lenço", com o objectivo de treinarmos o espírito de equipa. Com esta actividade, concluímos que o importante é aprender a ganhar com humildade, a perder com dignidade e a respeitar o adversário. Aqui ficam alguns "apanhados".
.
Equipa 1:

Equipa 2:


Fogo!!!!


4ª Actividade - Jogo dos meses

Foi-nos pedido que nos colocássemos por ordem, tendo em conta o dia e mês de nascimento de cada um.
Aqui estamos nós ordenadinhos. Ora tentem lá adivinhar em que mês é que cada um nasceu.

3ª Actividade - Jogo dos cegos

Para continuarmos a compreender as dificuldades por que passam os invisuais, deslocámo-nos pela escola de olhos fechados, apenas guiados pelas instruções de um colega. Não foi fácil...

2ª Actividade - Jogo dos animais

Já fora de quatro paredes, continuámos com um jogo de orientação. Vestimos de novo a pele de animais e, de olhos fechados e imitando a voz do animal que nos foi dito ao ouvido, tivemos de reconhecer e juntar-nos ao colega que falasse a mesma "língua" que nós. Depois de muitos ão-ão, miau-miau, mé-mé, piu-piu, caracacá... lá descobrimos o nosso par.
Aprendemos mais uma vez a apurar o ouvido e a orientar-nos no espaço.
.
Que animal estará o Nuno a imitar com tanta convicção?

Formação Cívica divertida - 1ª Actividade

A equipa da Dr.ª Ivone Semblano voltou à nossa aula de Formação Cívica e trouxe novos jogos. Primeiro, dentro da sala, jogámos ao "caça-palavras", que consistia em encontrar determinadas palavras num jornal. Houve prémios para os mais rápidos a fazê-lo.
.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Actividade 5 - Jogo dos "siameses"

Fomos atados uns aos outros pelos pés e tivemos de aprender a "coordenar-nos" para andar.
Uns descobriram a técnica mais rapidamente do que outros...
.

Actividade 4 - Dança

Só um corajoso arriscou experimentar uma breve coreografia. E saiu-se bem!
.

Actividade 3 - Jogo da mímica

Em seguida, na pele de surdos-mudos, tivemos de transmitir mensagens através da mímica.

Actividade 2 - Jogo da régua

Num meticuloso trabalho de equipa, tivemos de fazer descer uma régua, todos ao mesmo tempo, apenas com um dedo. Garantimos que não é tarefa fácil. Acreditam que, em vez de descer, a régua subia? Ora experimentem...
Com este jogo, aprendemos a trabalhar em equipa, coordenando esforços.


Actividade 1 - Jogo dos cães e dos gatos

Sete "cães" e sete "gatos", de olhos fechados, tinham de se reconhecer e de se juntar, orientando-se apenas pelos miados e ganidos. Ganhou a equipa dos gatos, constituída, aliás, por vários "gatófilos".
Com este jogo, aprendemos a apurar o sentido auditivo e de orientação espacial, e percebemos as dificuldades por que têm de passar os invisuais.
Aqui fica, para recordar, o momento em que recebíamos as instruções do jogo e nos diziam ao ouvido o animal que tínhamos de imitar.